Complexo Médico Pró-Vida - Clínicas Médica em Montes Claros

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • Câncer de próstata

    Câncer de Próstata
    Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. EXAME DE SANGUE (PSA) E TOQUE RETAL. O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar tanto a Hiperplasia prostática benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável.
     
    Próstata
    A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, com peso aproximado de 20 gramas, localizada logo abaixo da bexiga do homem. A função da próstata é produzir parte do líquido que forma o sêmen.
     
    Principais doenças da próstata
    As doenças da próstata são comuns e atingem desde o homem jovem até o idoso, predominando a partir dos 50 anos.
     
    Hiperplasia prostática benigna (HPB)
    Prostatite (inflamação da próstata)
    Câncer de próstata
    1 - Hiperplasia prostática benigna (HPB)
     
    É o aumento do volume da próstata. É um crescimento benigno que ocorre após os 40-45 anos em diante, sendo mais comum a partir dos 60 anos. As causas deste aumento ainda não são bem determinadas. O crescimento da próstata comprime a uretra prostática determinando uma série de sintomas obstrutivos do trato urinário.
     
    São sintomas comuns da HBP: ardência ao urinar, levantar várias vezes a noite para urinar, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga após urinar, aumento do número de micções, gotejamento acentuado no final da micção.
     
    2 - Prostatite
     
    Prostatite é um termo usado para designar inflamações da glândula prostática. Uma próstata inflamada pode causar uma grande variedade de sintomas, sendo os mais comuns: dor e queimação à micção, necessidade frequente e urgente de urinar, dor testicular ou dor nas costas. A prostatite pode ser bacteriana aguda, crônica ou não bacteriana.
     
    3 - Câncer de próstata
     
    É a terceira causa de morte por câncer em homens, só sendo superado pelo câncer de pulmão e de pele. O câncer de próstata atinge principalmente homens acima de 50 anos de idade. Estatísticas afirmam que, aos 50 anos, 1 em cada 4 homens apresentam células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, esta relação cresce para 1 em cada 2 homens. Enquanto você envelhece, o seu risco de desenvolver câncer de próstata aumenta. Apesar do homem ter uma chance de 30% de desenvolver câncer de próstata ao longo da sua vida, somente 3% destes morrerão por causa da doença.
     
    Não se sabe ao certo o que causa o câncer de próstata, porém sabe-se que alguns fatores, tais como transmissão genética e hormônios podem estar implicados.
     
    Sintomas do Câncer de Próstata
    Nem sempre o homem apresenta sintomas evidentes logo no início da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os principais sintomas do câncer de próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades no ato de urinar e dor para urinar. Normalmente, o homem percebe uma alteração na micção, com dor ou mesmo queimação ao urinar. Muitas vezes o paciente se queixa de dificuldade, tanto no início como para parar de urinar. O fluxo de urina nem sempre sai completamente, urinando aos poucos. Outras vezes, pode-se queixar de constante dor na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa. Outros pacientes podem apresentar dor ao ejacular.
     
    O que é PSA e como nós medimos
    PSA quer dizer Antígeno Prostático Específico (em inglês Prostate Specific Antigen). É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata.
     
    Por que usar o PSA como triagem para câncer de próstata
    O uso rotineiro de PSA (exame de sangue) com o exame digital da próstata melhorou espetacularmente a condição de diagnosticar o câncer de próstata precocemente, e possivelmente em uma fase mais curável que antes da existência deste exame (PSA).
     

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.