Complexo Médico Pró-Vida - Clínicas Médica em Montes Claros

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • Como fazer o teste de covid em casa?

    Você sabe como fazer o teste de covid em casa e como eles funcionam?
     

    Durante a pandemia de coronavírus, a ideia de fazer o exame para saber se está com Covid-19 no conforto de nossas casas pode ser muito interessante.


    Não só é mais conveniente, mas também elimina o risco de transmitir ou contrair o vírus quando estamos no meio de outras pessoas.


    Além disso, uma parte fundamental da batalha contra a Covid-19 é a necessidade de testes precisos e mais rápidos. 


    Em resposta a essa necessidade, se tornou possível fazer testes domésticos para a constatação da doença.


    Assim como outros tipos de exames que podem ser realizados em casa, como o de ancestralidade, por exemplo, hoje algumas empresas - especializadas - e laboratórios oferecem a opção de teste de covid em casa. 


    Se você está pensando em fazer o exame em casa, mas tem dúvidas sobre como ele funciona, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 


    Como funcionam os testes

    A maioria dos testes atualmente disponíveis envolve a coleta de sua própria amostra em casa e o envio dela a um laboratório para processamento.


    Embora existam pequenas variações entre os fornecedores de teste, alguns podem solicitar que o pedido seja feito por um médio e outros não. Inclusive, alguns fornecedores oferecem a possibilidade da compra online, pelo site. 


    Basta comprar o teste e aguardar que ele chegue em casa, sem a necessidade da solicitação de um médico. 


    Assim que o pagamento for feito, o kit de teste será enviado para sua casa.

    Ao receber seu kit, você seguirá as instruções fornecidas e colherá uma amostra de saliva ou um cotonete nasal, dependendo do que o fornecedor específico usar.


    Em seguida, você retornará sua amostra ao laboratório para teste, por correio ou em um local de entrega designado pelo provedor de teste. Os resultados geralmente ficam disponíveis online em alguns dias.


    Além disso, alguns laboratórios podem fornecer suporte virtual, seja durante a coleta de amostras ou para discutir os resultados.



    O que acontece no laboratório? 

    Os testes caseiros para COVID-19 que são enviados a um laboratório para análise envolvem o uso de amplificação de ácido nucleico para detectar a presença do vírus.


    Os vírus têm genomas compostos de ácidos nucléicos. Logo, uma maneira de detectar pequenas quantidades de ácido nucléico viral em uma amostra é usar química e equipamentos especializados para fazer mais de uma porção muito pequena do genoma do vírus. 


    Para fazer isso, os laboratórios usam um método de amplificação chamado reação em cadeia da polimerase. 


    Neste método, os produtos químicos são usados ​​para dobrar o ácido nucléico cada vez que a amostra é aquecida e resfriada.


    Quando essas etapas são realizadas repetidamente, aumenta muito a quantidade de ácido nucleico até que finalmente atinge uma quantidade detectável.


    E quando isso acontece, pode-se inferir que o ácido nucléico do vírus deve estar presente na amostra original.



    Quão precisos são os testes caseiros?

    Os testes caseiros recebem o mesmo processamento de laboratório que qualquer outra amostra receberia, como uma que foi tirada por um profissional da saúde.


    Por causa disso, sabemos que esta parte do teste deve ter a mesma precisão de qualquer outro teste.


    A diferença com os testes feitos em casa é que eles usam cotonetes nasais ou saliva para coletar a amostra.


    Em ambientes profissionais, a amostragem seria feita por meio de swabs ("cotonetes") nasofaríngeos, que são coletados mais profundamente na cavidade nasal do que os swabs nasais


    Muitos estudos foram realizados este ano para comparar esses diferentes tipos de testes e, se coletados corretamente, os métodos para o teste feito em casa são muito valiosos e apresentam ótimos resultados. 


    É importante observar que a precisão do teste pode variar dependendo da qualidade da amostra coletada e de quem está realizando o teste. 


    Portanto, é muito importante que as pessoas sigam as instruções do teste com precisão, especialmente para as diretrizes de coleta e preparação de amostras. 


    Em geral, eles são uma opção melhor do que não ter esses testes disponíveis, mas devido ao potencial de menor precisão geral, eles ainda devem ser confirmados e requerem acompanhamento médico para orientação médica apropriada. 


    Também é importante que as pessoas que fazem testes em casa façam um acompanhamento com seu médico, independentemente do resultado do teste, especialmente se apresentarem sintomas de COVID-19.


    Conclusão

    Fazer o teste de covid em casa se tornou uma excelente solução para os dias atuais. Afinal, devemos tomar todos os cuidados necessários para nos proteger da Covid-19, principalmente mantendo o isolamento social, quando possível. 


    Se você deseja fazer o teste de covid em casa, pesquise por empresas e laboratórios que oferecem essa opção. 


    Tenha muita atenção para escolher um fornecedor confiável e que realmente ofereça um testes de qualidade. 


    Além disso, se estiver apresentando sintomas de covid-19, é fundamental que você procure por orientação médica.

     

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.