Complexo Médico Pró-Vida - Clínicas Médica em Montes Claros

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • Cuidados com a Visão

    Saúde e Prevenção: o que você pode fazer para garantir uma boa visão
    Nossos olhos são órgãos muito especiais. Trabalhando em estreita sintonia com o cérebro, eles nos permitem experimentar nosso ambiente como nenhum outro órgão é capaz. E cada um de nós experimenta o ambiente de forma muito distinta e pessoal: todo mundo vê de forma diferente! O que vemos não é determinado apenas pela qualidade da nossa visão, mas também pelo que realmente queremos ver. Nossas preferências, experiências e memórias pessoais desempenham um papel fundamental na percepção daquilo que nos rodeia. Aparentemente, cerca de 80% das nossas impressões são recebidas através dos olhos.
     
    Mas há muito mais além disso: muitas vezes, dizemos que os olhos são as janelas da alma, e por um bom motivo. Eles também refletem sentimentos: se estamos felizes, tristes, estressados ou cansados, por exemplo. E isso pode até influenciar a qualidade da nossa visão. Se nos sentimos estressados durante um exame oftalmológico, o resultado será diferente daquele obtido em um estado de relaxamento e bom humor. E o que vemos durante o dia também nos acompanha à noite. Quando dormimos, processamos as imagens vistas durante o estado de vigília. Até mesmo embriões podem perceber a luz dentro do útero.
     
    Por isso, é importante proteger e cuidar dos nossos olhos. Em outras palavras, exames oftalmológicos regulares são imprescindíveis.
     
    Nossos olhos enfrentam diferentes desafios no mundo moderno
    Nos dias de hoje, o uso constante de comadores, laptops, smartphones, tablets ou até mesmo a televisão tem como resultado que os nossos olhos permanecem focados na mesma distância por muito mais tempo que no passado. Isso pode causar fadiga ocular, além de dores de cabeça, nas costas e no pescoço ao fim do dia.
     
    A eficácia do treinamento ocular ainda é debatida. No entanto, existe uma recomendação unânime: se nossos olhos são focados em distâncias curtas por longos períodos, devemos garantir que haja pausas curtas durante o dia para permitir que eles se recuperem. Existe uma maneira fácil de fazer isso: apenas olhe ao longe em intervalos regulares, sem focar nada em particular, por cinco minutos ao dia, se possível.
     
    E isso não se aplica apenas a adultos. Para que desenvolvam seu potencial visual completo, as crianças precisam submeter seus olhos ao máximo número possível de estímulos diferentes, tanto em distâncias curtas quanto longas. Hoje, sabe-se que a incidência de miopia é maior em crianças que passam muito tempo em atividades de visão próxima como leitura, pintura ou jogos em tablets ou comadores.
     
    O exercício físico, a luz do dia e uma dieta balanceada são tão importantes para os olhos quanto para a saúde em geral. Não se esqueça de beber bastante água durante o dia. Uma dieta desequilibrada (muitos ácidos e carência de vitaminas e nutrientes), o tabagismo, medicações regulares e a falta de exercício físico são ruins para os olhos. Hoje, problemas circulatórios são vistos como a principal causa de muitas doenças oculares. Muita incidência de luz solar direta também pode danificar os olhos. Tome as medidas de precaução adequadas – seus olhos vão agradecer!

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.