Complexo Médico Pró-Vida - Clínicas Médica em Montes Claros

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • Exames Laboratoriais

    Ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer um check-up é de extrema importância. Muitas pessoas se abstém dessa prática por falta de tempo, por receio ou até mesmo porque não possuem um bom plano de saúde. Mas, vale lembrar que é melhor ficar em dia com a saúde do que esperar os sintomas de alguma doença aparecerem.
     
    Os exames laboratoriais são essenciais para os médicos diagnosticarem certas doenças ou confirmarem um diagnóstico. O paciente vai até um laboratório indicado e retira amostras para análise. Saiba agora os principais exames laboratoriais para check up da sua saúde.
     
    Exames de sangue
    Com uma amostra de sangue o laboratório pode realizar diversas análises sobre o quadro de saúde do paciente. Esses exames de sangue são classificados como:
     
    Hemograma
    O hemograma é um exame que identifica a contagem de plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos no sangue. Esse é um dos exames laboratoriais mais pedidos, em que se pode diagnosticar anemia, inflamações, infecções e a coagulação sanguínea.
     
     
     
    Glicose
    O exame de glicose é feito para analisar como o corpo absorve a glicose e se o paciente pode ter diabetes e iniciar os devidos tratamentos. Os diabéticos fazem diversas vezes para o controle eficaz da doença.
     
    Colesterol
    O exame de colesterol é usado para quantificar tanto o colesterol ruim (VLDL) quanto o colesterol bom (HDL). Esse exame é um bom indicador para problemas cardíacos, já que o colesterol ruim é uma das maiores causas de doenças cardíacas e o colesterol bom é o maior combatente natural do organismo contra o colesterol ruim.
     
    Ureia e creatina
    Esses exames têm como finalidade ver como está a saúde e o funcionamento dos rins. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do sangue do corpo.
     
    TSH e T4 livre
    Excelente exame para controlar e diagnosticar doenças na glândula tireoide. A partir dos 30 anos de idade é pedido, principalmente para as mulheres. Com os exames THS e T4 livre é possível iniciar o tratamento de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
     
    Ácido úrico
    O exame de ácido úrico é feito para diagnosticar doenças como a gota e o aparecimento de cálculos renais. Quanto maior a quantidade de ácido úrico, mais propenso o organismo está para o aparecimento dessas doenças.
     
    Exames de fezes e de urina
    É normal o médico pedir exames laboratoriais como exames de fezes e de urina. Eles podem ser classificados como:
     
    Protoparasitológico
    É um exame de fezes muito utilizado para a visualização de protozoários ou outros tipos de fatores nocivos ao homem.
     
    Coprocultura
    É a cultura de fezes, que é usado para quantificar o crescimento de bactérias nocivas ao ser humano por meio de suas fezes.
     
    Sangue oculto
    Com uma dieta especial durante três dias, o paciente faz a coleta de suas fezes no 4° dia. Esse exame serve para identificar qualquer surgimento de sangue nas fezes.
     
    Sudam III
    O Sudam III é para identificar se há ou não gordura nas fezes. Assim como o sangue nas fezes, a gordura é motivo de atenção com a saúde.
     
    EAS ou Urina tipo 1
    Um exame muito utilizado para ver a função renal do paciente. Pode auxiliar o médico a encontrar doenças e infecções urinárias.
     
    Urocultura
    Assim como a coprocultura, a urocultura é a cultura da urina que serve para quantificar o crescimento de bactérias nocivas por meio da urina.
     
    Os exames laboratoriais são simples e com apenas alguns dias você obtém os resultados. O médico irá identificar qualquer alteração e passar os medicamentos e tratamentos qualificados para cada tipo de alteração ou doença que possa aparecer.

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.