Complexo Médico Pró-Vida - Clínicas Médica em Montes Claros

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • Gastroenterologia

    O QUE É GASTROENTEROLOGIA E O QUE FAZ UM MÉDICO GASTRO?
     
    Gastroenterologia é uma especialização médica que visa tornar apto o profissional que cuida do sistema digestório. Dessa forma, o especialista em gastroenterologia cuida de órgãos como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo.
     
    Para obter o título desta especialidade, o profissional precisa, antes, ser graduado em Medicina e realizar o curso de especialização (residência médica). A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) são os responsáveis por reconhecer o curso de especialização em gastroenterologia.
     
    Para ser Médico Gastro, deve-se fazer Medicina e 1 a 2 anos de especialização
     
    Ou seja, após a faculdade de Medicina, o estudante de gastroenterologia ainda tem que estudar entre um e dois anos a mais para obter o certificado de especialização. O curso engloba as teorias e práticas sobre anatomia, fisiologia, doenças e seus tratamentos dos órgãos do aparelho digestório.
     
    O QUE FAZ O GASTROENTEROLOGISTA?
     
    É o especialista responsável por cuidar de doenças como hepatites, gastrites, úlceras, esofagite e pancreatite, entre outras. O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema que realiza a digestão no corpo humano.
     
    O Que Faz o Gastroenterologista?
     
    Esse também é o médico responsável por orientar dietas para pacientes com problemas ou transtornos de digestão. Cabe ao gastroenterologista indicar o tipo de alimentação mais adequado para cada paciente.
     
    PRINCIPAIS ATIVIDADES:
     
    O médico gastroenterologista, após uma consulta médica adequada, que inclui anamnese e exame físico, faz o diagnóstico da doença do paciente. Muitas vezes, são necessários exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia, entre outros, para a confirmação do diagnóstico. Então é proposto o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.
     
    O médico gastroenterologista, tratamento gastro.
     
    O especialista em gastroenterologia atua na prevenção, indicando aos seus pacientes os tipos de hábito que devem incorporar para a melhora da saúde gastrointestinal. Para isso, analisa os exames, bem como o histórico familiar de doenças e os hábitos dos pacientes.
     
    Gastro e suas principais atividades
     
    Portanto, o médico gastroenterologista é responsável pela análise, prevenção e tratamento das doenças e transtornos ocorridos no sistema digestório.

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.