Complexo Médico Pró-Vida - Clínicas Médica em Montes Claros

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • Prevenção e Detecção

    Podemos notar que atualmente houve vários progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. A prevenção do câncer com exames que podem diagnosticar um câncer logo no seu início é muito importante para o processo de cura do tumor.
     
    É comum ouvirmos pessoas dizerem que não fazem exames de rotina por medo de descobrir que têm câncer. Por meio de exames clínicos ou laboratoriais, em geral de realização rápida, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de ter câncer, são os chamados exames de rastreamento (screening).
     
    Esses exames preventivos são realizados para detectar o câncer, mas a grande maioria das pessoas examinadas não apresenta a doença. Exames de rotina são importantes e, geralmente, trazem um grande alívio para as pessoas, principalmente para aquelas de alto risco para o desenvolvimento de câncer.
     
    Quanto antes qualquer doença seja identificada, principalmente doenças que põem em risco a vida das pessoas, maiores são as chances e as oportunidades de cura e também de sobrevida, com uma qualidade de vida melhor. Convém lembrar que o câncer não pára de se desenvolver só porque você não sabe ou finge não saber que ele existe.
     
    A maioria dos exames preventivos não diz se você tem câncer ou não. O que eles fazem é indicar condições anormais, que podem ser causadas pelo câncer ou ainda que podem ser precursoras do câncer. Por isso mesmo são chamados preventivos.
     
    O intuito é prevenir o desenvolvimento da doença e garantir as boas condições físicas e emocionais. Tudo o que desconhecemos costuma assustar muito mais do que aquilo que já nos é familiar. Mesmo um exame de prevenção de câncer bem realizado que tenha um resultado positivo pede, obrigatoriamente, uma investigação mais detalhada e completa. Exames adicionais podem ser realizados para encontrar a causa do resultado positivo e confirmar se o câncer está mesmo presente.
     
    Veja bem, o câncer causado pelo cigarro ou tabagismo em geral e pelo consumo de bebida alcoólica pode ser plenamente prevenido. A prevenção de alguns tipos de câncer, que estão relacionados a hábitos alimentares e dietas, também é bastante viável.
     
    Pesquisas científicas indicam que um terço das mortes por câncer, aproximadamente, estão relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietéticos. Câncer de pele pode ser prevenido pela proteção contra os raios solares. A realização de exames específicos pode detectar o câncer de mama, colo de útero, cólon, próstata, testículo, reto, língua, boca e pele em estágios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido.Isto sem falar nos auto-exames de mama e pele que também podem resultar no diagnóstico precoce de tumores e facilitar o tratamento e o processo de cura do câncer.
     
    A melhor prevenção é sempre estar atento às modificações de nosso organismo, consultar regularmente o médico, fazer os testes e exames que forem necessários e evitar hábitos que fazem mal à saúde, como o fumo e o álcool.
     

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.